Segunda vida

Tão assustadora como a enorme quantidade de detentos abandonados nos presídios é a montanha de banners jogada nos lixões das metrópoles do país. Cansada de ver isso, a carioca Adriana Gryner, diretora da agência de eventos LG Ventura, decidiu agir: uniu as duas tristes realidades em uma solução feliz.

Há três anos, ela criou a Ong Tem Quem Queira, no Rio de Janeiro, com o intuito de capacitar presos na produção de peças de decoração e de moda com lona vinílica reciclada de banners. Com isso, já tirou 60 mil m² do material do meio ambiente e deu oportunidade de reinserção social a 100 detentos.

“No início, eu só queria reaproveitar a lona. Este ano do Rock in Rio saíram 5 mil m² de banners que, no lixo, levariam 400 anos para se decompor lançando tóxicos na natureza”, diz Adriana. Para o projeto vingar, ela convidou estilistas para desenhar produtos. Na linha Casa, há peças assinadas por Isabela Capeto e Renata Abranchs com tela ortofônica – que cobre prédio em obra –, também reciclada.

Com 28 máquinas de costura,a Ong produz 4 mil unidades por mês em três oficinas. Uma fica ao lado do showroom no centro do Rio. Lá trabalham detentos em regime semiaberto. Outra é no presídio Ferreira Viana, em Niterói. E a terceira, na comunidade do Turano. Além do salário de R$ 611, os presos têm redução da pena.

“Adoro design, mas nunca imaginei que as peças fariam tanto sucesso”, diz ela, que lançou a linha Casa na mostra Morar Mais por Menos deste ano. Mas sua maior satisfação está em outros resultados. “Hoje somos grandes receptores de banners descartados e resgatamos pessoas de situação lamentável com atividade criativa e rentável.”

Fonte: Revista Casa e Jardim

Anúncios
  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: