Entrelivros: portas abertas para a cultura, arte e lazer

Única feira literária de Lagoa Santa, a Entrelivros traz boas opções de cultura e lazer para moradores da cidade e região. O evento faz parte da agenda cultural da cidade há 14 anos

 Todo início de novembro, Lagoa Santa ganha mais um espaço cultural. Salas de aula são transformadas em verdadeiras galerias para a exposição de trabalhos dos alunos. A principal livraria da cidade se especializa em literatura infantil e comercializa livros de qualidade com preço acessível durante o evento. Além disso, outros lugares transformam-se em palco para shows de grupos e artistas reconhecidos como Maurício Tizumba e Giramundo, além dos próprios alunos. A cultura e a arte são valorizadas e colocadas em evidência, para ter uma ideia, o grupo Giramundo já participou de oito edições. Tudo isso acontece na Entrelivros, uma feira promovida pelo Pé de Moleque Maxxi Educacional e aberta para toda a comunidade, e que nesse ano acontece nos dias 5 e 6 de novembro.

De acordo com Madu, uma das fundadoras do Giramundo e mãe de uma ex-aluna da escola, a feira é importantíssima. “Lagoa Santa é uma cidade carente na área literária e cultural. Há apenas uma grande livraria na cidade e a Entrelivros é o único evento literário local. Na feira, alunos, pais e a própria comunidade podem incrementar a biblioteca pessoal. Além disso, há peças de teatro de excelente qualidade. Eu não me lembro de nenhuma peça de teatro que eu tenha visto na cidade sem ser na feira”, afirma.

 A Cantata Livraria e Café é a responsável por levar cerca de 1.000 livros para serem comercializados em dois dias de feira. Os títulos são selecionados com base na orientação da professora e coordenadora da área de literatura da escola, Maíra Detomi. Ela conta que na seleção são privilegiados livros que os alunos gostariam de ler, mas que não se encaixam no currículo escolar. E o material se torna uma sugestão de leitura para fora da sala de aula. Além disso, ela também seleciona outros livros que considera interessante. “Geralmente são obras que não estariam disponíveis para comprar em Lagoa Santa”, diz Maíra.

 Atrações culturais

 A Entrelivros não se resume a literatura. Quem vai dar as boas vindas aos visitantes e começar a festa são os próprios estudantes da escola com o show da banda Cidadão. O rock, com canções de artistas reconhecidos e autorais, promete surpreender o público. De acordo com a tecladista do grupo, Bruna Rosa de Oliveira, 12 anos, o convite para abrir o evento foi feito por uma professora depois que a banda ganhou o show de talentos da escola. “Para nós é muito bom tocar para toda a comunidade”, diz. Além do rock, a dança também vai estar presente, com a apresentação do espetáculo de jazz “Retratos”, da Companhia de Dança Cristina Zola.

 No domingo, uma boa opção para toda a família é o espetáculo teatral “Viva a Fauna”, um musical que fala sobre ecologia no Ano Internacional das Florestas. A peça foi escolhida por causa de um pedido dos pais e dos alunos, conscientes de que a educação ambiental é um assunto que deve ser discutido. Assim, a comunidade terá acesso a um tipo de programa que dificilmente seria visto em Lagoa Santa. O único espaço dedicado ao teatro na cidade, o auditório da Aeronáutica, geralmente traz peças adultas e de humor.

 Projetos artísticos

Além dessas atrações, trabalhos desenvolvidos em projetos ao longo de todo ano ficam expostos na escola durante a Entrelivros. Cada turma, do ensino Infantil ao Fundamental, trabalha com um projeto e exibe algo que o represente na feira. Nesse ano, Grécia, corpo, identidade, convivência, inglês, cantigas de roda, povos indígenas e civilizações da América Latina foram os temas. Eles serão apresentados das mais diversas maneiras desde painéis com desenhos até com a exibição de DVDs. “Ao ver cada trabalho, o visitante poderá aprender muito. É uma ótima oportunidade de conhecer sobre vários assuntos”, diz Renata Rabello, coordenadora do ensino Infantil da escola.

 Programação:

DIA 05/11 – SÁBADO
15h30 – ABERTURA – Banda Cidadãos e “Retratos” da Cia. de Dança Cristina Zola.
16h30 às 19h – Mostra de trabalhos e apresentações dos alunos do 4º ao 9º ano.

DIA 06/11 – DOMINGO
10h – ABERTURA – Teatro: Viva a Fauna – Saulo Sabino Produções.
11h15 às 13h30 – Mostra de trabalhos e apresentações dos alunos do Infantil e do 1º ao 3º ano do Fundamental.

Pé de Moleque Maxxi Educacional
Endereço: Av. Olegário Maciel, 262 – Bairro Bela Vista – Lagoa Santa

A programação, com excessão do teatro, é gratuita.  O ingresso para a peça custa R$15,00 e pode ser adquirido antecipadamente na escola ou antes da apresentação na bilheteria do evento.

Anúncios
  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: